Jacareí suspende vacinação de grávidas

Município segue orientação do Plano Estadual de Imunização e suspende aplicação de doses da Astrazeneca

Diversos estados e capitais acataram à recomendação da Anvisa, expedida ontem(10), para suspender imediatamente a aplicação de doses da vacina Astrazeneca em gestantes.

Em nota técnica, o órgão regulador afirmou que os gestores públicos deveriam seguir as indicações que constam na bula do imunizante e somente recorrer a vacinas "off label" (recomendação que diverge do laboratório que produziu a droga) em casos de apresentação de prescrição médica que indique a necessidade da aplicação da vacina.

A bula da vacina contra a Covid-19 da Oxford/Astrazeneca não recomenda que gestantes utilizem o imunizante sem orientação médica. A Anvisa pediu aos representantes do Executivo que sigam as instruções emitidas pelo Ministério da Saúde no Programa Nacional de imunização (PNI).

Em Jacareí, a vacinação desse grupo foi suspensa a partir de hoje (11). A Prefeitura informa que as gestantes que receberam a vacina na cidade, serão monitoradas pela secretaria de saúde.

A vacinação de puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades, a partir dos 18 anos de idade, segue acontecendo até quinta-feira (13) em todas as unidades básicas de saúde de jacareí, das 8h às 16h.

Comentários