Jacareí registra 1º caso de Varíola dos Macacos

Jacareí registra 1º caso de variola dos macacos
Jacareí com o caso de paciente de primeiro macacos.
 A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarada a doença, também conhecida como monkeypox, uma emergência de saúde global no sábado (23). De acordo com a secretaria de saúde, o paciente esteve internado em São José e era monitorado pela Vigilância Epidemiológica de Jacareí desde quando considerado como um caso suspeito.

Após o diagnóstico positivo, a pasta manteve o monitoramento do paciente o período recomendado pelo Ministério da Saúde e acompanhou também familiares dele. Ele teve alta e passa bem.Este é o terceiro caso de paciente com variola dos macacos na região. Os outros dois foram registrados em São José dos Campos. 

O que é a variola dos macacos?

Trata-se de doença causada pelo vírus monkeypox, que pertence à mesma família do vírus da varíola humana.
Os casos dessa infecção eram relativamente comuns na África Central e na África Ocidental, especialmente em regiões com florestas tropicais. Mais recentemente, o número de casos parece ter aumentado também em áreas urbanas.

Apesar do nome, os principais hospedeiros desse vírus na natureza são roedores. Mas primatas não humanos também são afetados por esse tipo de varíola.

Como a varíola dos macacos é transmitida?

A variola dos macacos é transferida quando alguém tem contato próximo com problemas de pele, como secreções respiratórias ou objetos usados ​​por uma pessoa que está infectada.
O vírus ainda pode ser passado de mãe para filho durante a gestação, através da placenta.
Até agora, o patógeno não foi descrito oficialmente como uma infecção sexualmente transmissível, mas a doença pode ser passada durante a relação sexual pela proximidade e o contato da pele entre as pessoas.

Donizete Eugênio - Rádio Mensagem

Comentários